Casquinha de Caranguejo
Farofa de mandioca com camarão seco defumado
Se existe um petisco de boteco tradicional em Pernambuco, este sem dúvidas é a casquinha de Caranguejo. Não conheço quem não goste de provar esta iguaria. O maior problema é comer apenas um e acreditem, não é um prato barato quando se come em restaurantes, mas em casa, sai bem mais barato. Pode procurar o Caranguejo em sua peixaria preferida ou se estiver em Recife, passe no centro da cidade e conheço o mercado São José.
Para quem que saber um pouco mais sobre a história deste mercado, segue link com informações
Para quem que saber um pouco mais sobre a história deste mercado, segue link com informações
Mercado São José - Recife
Mercado São José
Ingredientes:
Para o recheio:
2 colheres (sopa) de suco de limão
600 g de carne de Caranguejo (sem a casca) tratado e limpo
2 xícaras (chá ) de água
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
1/2 pimentão médio picado
2 dentes de alho finamente picados
4 tomates médios picados sem sementes
1 colher (sopa) de azeite de dendê
200 ml de leite de coco
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
1/2 xícara (chá) de coentro (opcional)
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Para a farofa de camarão seco defumado:
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de dendê
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca
1 colher (cha) de páprica picante
1 colher (sopa) de camarão seco defumado triturado
Sal a gosto.
Modo de preparo:
- Esta receita será feita por etapas para ganharmos tempo. Primeira parte será deixar a carne do caranguejo com a água e o suco do limão de molho.
- Deixar todos os vegetais picados.
- Enquanto isso vamos fazer a farofa. Em uma frigideira grande, por a manteiga, o dendê, o sal e após aquecer e misturar, por a farinha de uma vez, misturar tudo, acrescentar a páprica picante e o camarão seco defumado triturado. Continuar aquecendo na frigideira até a farofa ficar soltinha e bem dourada. Tirar do fogo e deixar esfriar.
- Para o recheio começamos refogando, azeite, cebola, pimentão, alho, até dourar. Acrescentamos a tomate picada, o azeite de dendê e continuamos refogando até reduzir o tomate.
- Escorrer bem o Caranguejo e acrescentar no refogado e continuar mexendo. Acrescentamos o leite de coco, ajustamos o sal e acrescentamos a cebolinha, o coentro e a pimenta a gosto. Devemos refogar até ficar soltinho e com pouco líquido.
- Para servir, se tiver a casca do Caranguejo, pode limar e utilizar para rechear e cobrir com a farofa. Servir com um rodela de limão e molho de pimenta para quem gosta de comida mais quente. Podemos utilizar potinhos pequenos e individuais quando for para petisco, ou em um refratário maior quando for acompanhamento para uma refeição.
Dicas:
- Nem todos gostam de coentro, podendo ser substituído.
- Pimenta deve ser usado com moderação.
- Se quiser servir este prato com moqueca, basta ao final do processo, acrescentar uma xícara de água com mais 100 ml de leite de coco e deixar ferver.