Translate

23 de jun. de 2016

Munguzá ou Canjica (no Sul e Sudeste do Brasil)

Munguzá

Se existe uma lembrança boa de infância era acordar cedo e se perguntar o que teríamos para o café da manhã. Meu sempre dizia que a principal refeição do dia era o desjejum. Minha mãe sempre variava o cardápio, mas na maioria da vezes com um cardápio bem regional. Um dos pratos era o Munguzá (no sudeste do Brasil é chamado de Canjica). O que ficava impressionado era com a disposição que minha mãe acordava cedo para preparar este prato, uma vez que o milho não cozinha tão rápido. Na verdade acordar cedo já era um costume e se segue até hoje.
"Comer como um Rei, almoçar como um Príncipe e jantar como Plebeu"
 Ingredientes:

500 gr de milho descascado próprio para este uso
2 Xícaras (chá) de açúcar
1 pintada de Sal
1 canela em pau
200 ml de leite de coco
2 L de água

Modo de preparo: 

  • Deixar o milho de molho na água, preferencialmente por 8 horas. Lavar o milho e trocar a água até perceber que a mesma está ficando translúcida (soltando pouco amido).
  • Cozinhar em uma panela de pressão grande (3 litros), a água, o milho, o pau de canela e a pintada de Sal. Deve cozinhar por aproximadamente 40 minutos em fogo médio.
  • Após tirar a pressão da panela, acrescentar o açúcar e leite de coco. Voltar ao fogo medo e deixar ferver por 5 minutos. Se achar necessário, pode acrescentar um pouco mais de água para encontrar a consistência que achar mais agradável. Algumas pessoas gostam de comer ele como um caldo, outros como uma papa. Esta receita não fica muito doce, portanto caso ache necessário, pode adicionar mais açúcar.

Dicas:

  • A receita pode ser incrementada acrescentando 1 lata de leite condensado e COCO ralado (pode ser o seco). Ao esfriar este prato tende a ficar com consistência mais sólida, devido ao amido presente no milho. Basta acrescentar um pouco de água ou leite de vaca e esquentar que ele volta ao normal.
  • Seguir o passo a passo de cozimento, será mais rápido. Nâo cozinhem todos os ingredientes juntos na panela de pressão acreditando que vai ganhar tempo. Pode acabar grudando todo o milho no fundo da panela. Caso não tenha panela de pressão, pode fazer em panela normal, mas informo que demora um pouco mais.
  • Só acrescentar o açúcar e leite de COCO após o milho estar ao dente.

Aproveitem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário