Homus bitahine
Ingredientes:
2 Xícara (chá) de grão de bico cozido
2 Colheres (sopa) de Tahine
2 Dente de alho amassado
1 Limão Tahiti (sumo)
Sal a gosto
3 Colheres (sopa) de Azeite de oliva extra virgem
Modo de preparo:
- Não que seja uma exigência, mas prefiro fazer o Homus após retirar a pele do grão de bico. O mesmo se desprende muito facilmente ao esfregar na mão. Se for cozinhar o grão de bico em casa, daremos umas dicas logo abaixo.
- separar o grão de bico e por de molho em água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio (vai ajudar a soltar a pele). Deixar de molho por umas 8 horas se possível. Descartar esta água, repor nova água com um pouco de sal e por para cozinhar em panela de pressão por 30 minutos. Pode deixar esfriar na panela, sem tirar a pressão. Quando frio, estará pronto para consumo, se preferir retire a pele. Pode deixar guardado em geladeira para uso posterior.
- Em um processador, Juntar todos os ingredientes e bater até criar uma pasta. Pode introduzir um pouco do líquido de cozimento do grão de bico ou substituir por um pouco de água potável. Achar a consistência de pasta desejada. Equilibre a acidez do limão com o uso de azeite. Por em um recipiente e guarnecer com azeite por cima para decorar. Para uma apresentação que indique qual tipo de pasta está sendo oferecida, ponha alguns grãos cozidos por cima para decorar.
Dica:
- Se não quer perder tempo cozinhando o grão de bico, pode utilizar o grão de bico cozido no vapor ou até mesmo os de caixinha tetra pack, porém, se for para escolher, e tiver tempo, faça seu próprio grão de bico cozido em casa.
- Prato bom para uma entrada e acompanha bem pães e torradas.
- Se exagerou no uso do limão, o azeite de oliva é ótimo para equilibrar a acidez.
- Azeite não é tudo igual e com o tempo devem perceber que alguns são mais aromáticos. Isto faz muita diferença no sabor do prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário