Arroz integral
A primeira vez que eu fiz arroz integral, foi uma decepção. Parecia uma eternidade e o arroz ficou todo grudado. Diante disso, passei um bom tempo sem querer saber de cozinhar esse tipo de arroz.
Conversando uma certa vez com uma cozinheira de restaurante, a mesma me informou que para o arroz ficar solto como os vistos em restaurantes, seria necessário refogar o arroz antes de cozinhar. Atualmente o arroz que mais como é o integral e nunca mais errei. Vou dar as dicas simples para quem não tem costume de cozinhar este tipo.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz integral
3 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho
Sal a gosto
Modo de preparo:
- Picar os dois dentes de alho e refogar rapidamente no azeite de oliva, antes de dourar o alho, inserir o arroz integral e ficar mexendo, de forma a cobrir os grãos com o azeite e conferir o sabor do alho. Neste ponto pode ser posto o sal a gosto.
- Continue mexendo sem parar. Quando o arroz começar a pipocar, deve ser inserido a água e deixar cozinhando. Panela destampada, fogo médio. Leva em média 25 minutos para cozinhar.
- Quando o arroz começa a secar, costumo mexer para não grudar. Deixar secar toda a água. Pode ser que grude um pouco de arroz na panela, o que não é ruim, desde que não se deixe queimar.
Dica:
- Se quiser e tiver disponível, pode cozinhar com 1 folha de louro que vai acrescentar um pouco mais de sabor.
- Pode ser acrescentado no cozimento uma colher de chá de cúrcuma para saborizar e dar cor ao arroz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário