Translate

9 de jul. de 2016

Cartola

Cartola

    Nosso Blog se chama cozinha pro mundo e por enquanto,  a maioria das postagens tem sido sobre comidas regionais, comida Nordestina,  comidas de Minha terra Pernambuco. Não parece, mas existe um sentido nisso tudo. Para que possamos saber para onde ir, devemos saber de onde viemos. Não seria correto aprender novas culturas sem antes conhecer minhas raízes.  Portanto, vamos fazer mais um post de comida regional sim! E que seja doce!

  Yes, nós temos bananas, muito açúcar, manteiga boa de fazenda, e nossa tão popular e mundialmente conhecida canela. Poucos ingredientes, poucas técnicas,  porém um sabor que só quem provou sabe o quanto é reconfortante.

    O agreste pernambucano é famoso pelo segmento leiteiro, produzindo Manteigas e queijos. Um desses queijos chama-se "Queijo Manteiga" posso chamar de iguaria, por ter um sabor tão característico e acentuado de manteiga. Na Bahia,  é popularmente chamado de "Requeijão". Posso afirmar um coisa,  existe uma diferença pequena entre os dois. O de Pernambuco é um pouco mais macio, a depender do tempo de maturação fica até mole, perdendo a forma (isso ocorre nos primeiros dias do queijo ser processado e é muito bom com um pedaço de pão quentinho).

    Quando morava em Pernambuco e viajava pelo sertão, costumava parar em uma pequena cidade, saindo poucos quilômetros da estrada, onde conhecia um produtor de queijo. Comprar um produto artesanal direto da fonte é sim considerado um luxo. Não se trata de preço,  mas de valor pelo produto.

   O queijo talvez seja o único ingrediente que possam ter dificuldade de encontrar em algumas regiões do país ou fora dele, porém se usar um queijo macio, mas que não perca muito a forma ao assar, pode substituir. NÃO FICA A MESMA COISA! Mas se não temos cão,  caçamos com gato mesmo.

Ingredientes:

3 bananas de tamanho médio maduras (firmes)
2 colheres (sopa de manteiga)
150 g de queijo manteiga ou requeijão sólido (fatia única de espessura média de um dedo mínimo, como referência)
4 colheres (sopa) cheias de açúcar
1 colher (chá) de Canela em pó

Modo de preparo:

  •  Vamos precisar de uma frigideira anti aderente para facilitar o processo e ter um bom resultado, mas conseguimos fazer com uma frigideira normal. Untar a mesma com 1 colher de manteiga, costumo usar menos quando for antiaderente.
  • Pegar as 3 bananas ainda com a casca e amassar levemente com a palma das mãos,  de forma a deixar as mesmas levemente achatadas. Isto facilitará o contato da fruta com a frigideira e o cozimento correto da mesma. A banana não pode ficar muito amassada, nem perder a estrutura,  se partindo ou abrindo ao meio. Muita atenção!
  • Usando a frigideira aquecida com a manteiga, vamos dourar as 3 bananas de uma única vez. Até ficar bem dourada. Se assar demais a banana fica muito mole e difícil de retirar da frigideira e montar o prato. Deve ser assado dos dois lados.
  • Limpar a frigideira antes de fazer a segunda etapa. Vamos assar a fatia grossa de queijo e se quer ter um acabamento profissional,  como dos restaurantes famosos da cidade, como O restaurante "Leite" sediado a décadas em Recife, deve passar o queijo na farinha de trigo, cobrindo todo o queijo. Bater para tirar o excesso e por para assar na manteiga. Não suar muita gordura, apenas o suficiente para cobrir toda a frigideira. Este processo irá selar o queijo, evitando que o mesmo grude ou derreta demais. Este sempre foi o meu erro quando fazia em casa e não me atentava para esta pequena dica. Após dourar dos dois lados, deve-se sobrepor o queijo sobre as bananas assadas. Seria como por um cobertor em uma cama, cobrindo toda a fruta.
  • Em um copo, ou pote pequeno com tampa, misturar o açúcar e a canela e misturar tudo, agitando ou misturando com uma colher. Cobrir o queijo com esta mistura e passar uma faca por cima para nivelar a camada de açúcar.  Se quiser, pode fazer uns riscos por cima, igual as que fiz na foto.

    Aproveitem bastante e se puderem dividam com alguém que goste muito. Um cafezinho coado vai super bem.
Ingredientes da Cartola

Nenhum comentário:

Postar um comentário